Exames Periódicos

Exames Periódicos

Os Exames Periódicos são importantes para verificar a saúde dos colaboradores tendo a principal função de averiguar fatores de risco que podem ser físicos, ergonômicos, biológicos em que o colaborador pode estar exposto no ambiente de trabalho.

Os exames periódicos são exames clínicos que devem ser realizados em prazos pré-determinados pelo Médico Coordenador do PCMSO, em todos os colaboradores da empresa sempre de acordo com a saúde dos colaboradores e assegurando seus direitos previstos na nossa legislação.

Com a realização dos exames periódicos é possível detectar com antecedência alguma patologia que restrinja algumas funções no ambiente do trabalho.

Os exames periódicos garantem que os colaboradores possam exercer suas funções nas condições ideias evitando prejuízos futuros a sua saúde.


Frequência para Exames Periódicos:

A empresa pode definir o intervalo de tempo para exames periódicos a depender da função e dos riscos das situações de trabalho.

Os exames podem ser feitos anualmente ou a cada seis meses usando o critério de negociação de acordo coletivo ou a critério do médico coordenador ou se notificado pelo médico de inspeção do trabalho.


Legislação:

A Legislação, que foi sancionada dia 8 de junho de 1978 e regulamentada pela Portaria nº 3214, obriga que as empresas realizem os exames periódicos em todos os colaboradores.

A empresa que optar por não realizar exames periódicos estará sujeita a multa junto aos órgãos fiscalizadores.

A Saluttotal orienta as empresas para a realização dos exames periódicos assim como os Exames Complementares Ocupacionais.



Entre em contato pelo telefone 11 2577-9695 ou pelo Formulário de Contato!