Prevenção de Acidentes no Trabalho

Prevenção de Acidentes no Trabalho

A Prevenção de Acidentes no Trabalho é a melhor e mais eficiente forma de poupar o trabalhador de riscos dentro do ambiente de trabalho.



Eliminar os riscos dependendo do ambiente é praticamente impossível, porém os riscos podem e devem ser prevenidos pela empresa com treinamentos e a obrigatoriedade de uso de EPIS que são os Equipamentos de Proteção Individual e Equipamentos de Proteção Coletiva.



Os EPIS São fundamentais para proteger a integridade física protegendo a vida dos colaboradores de danos futuros ou ocasionais.



O uso de EPIS é obrigatório e determinado pela norma NR6.



Na Prevenção de Acidentes no Trabalho é indispensável o uso de proteções individuais corretas conforme a função exercida, como capacetes, cintos de amarração, protetores auriculares, óculos de proteção dentre outros. Esses itens são de uso individual devendo ser fornecidos para todos os colaboradores.



Lembrando que é de responsabilidade da empresa fornecer e fiscalizar o uso dos itens de segurança e proteção, bem como orientar os trabalhadores sobre o risco de não usá-los.



A Prevenção de Acidentes no Trabalho pode também ser de ação coletiva, onde os itens de prevenção e proteção são de uso geral como os equipamentos de combate a incêndio, borrifadores, hidrantes, extintores, guarda-corpo, detectores de fumaça, redes e telas de proteção, sistemas de sinalização, corrimãos em todas as escadas e proteção em maquinas.



As empresas também devem atuar com na Prevenção de Acidentes no Trabalho com medidas administrativas como rodízio de trabalhadores em determinadas funções, redução da carga horária, diminuição de exposição do trabalhador com riscos químicos, entre outras medidas.



Consulte as Normas Regulamentadoras.



A Saluttotal tem como objetivo atender todas as solicitações e garantir a satisfação dos nossos clientes na gestão dos serviços voltados a Medicina Preventiva do trabalho e Segurança do Trabalho.